Promoção à Titular
Conceito
É a Promoção da Classe de Professor Associado Nível 4 para a Classe de Professor Titular 1.
Requisitos
É concedida ao docente que preencha cumulativamente os seguintes requisitos:
I – cumprir o interstício mínimo de 24 (vinte e quatro) meses na denominação Professor Associado IV;
II – atingir a média mínima de 200 (duzentos) pontos, considerados os dois anos do Relatório de Desempenho Docente em que estiver sendo avaliado;
III – ter parecer favorável em relação à carga horária de aula mínima nos Relatórios de Desempenho Docente do biênio considerado para promoção; e
IV – ter o Memorial aprovado ou Tese Acadêmica Inédita aprovada por uma comissão especial (composta por quatro membros efetivos).
Procedimentos
Resposta: ” Conforme Art. 40, da Resolução nº 41/2018, a Comissão Especial será composta por quatro membros efetivos, e, por, pelo menos, três membros suplentes, que sejam professores Doutores titulares ou equivalentes.
- 1º Considera-se “equivalente” à denominação de Professor Titular o maior nível de classificação da Carreira Docente da instituição de ensino superior pública ou privada em que o professor tenha vínculo efetivo.
- 2º A equivalência à denominação de Titular deverá ser comprovada.
- 3º Dos membros efetivos da Comissão, no mínimo setenta e cinco por cento deverão ser professores externos à UFMS, vinculados a uma instituição pública ou privada, na mesma área de conhecimento do docente solicitante ou, excepcionalmente, na falta deste, em área afim.
- 4º Os membros da Comissão Especial não poderão ser cônjuges, companheiros, parentes consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau do docente avaliado e entre si.
Em relação ao questionamento sobre o formulário padrão para a apresentação dos membros da banca, informamos que não há nenhum padrão.”
Resposta: “Em resposta recente, a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) respondeu ser possível docente aposentado participar da banca. Contudo, esta Secretaria sugere que, pelo menos, o presidente seja ativo, pois todo trâmite do processo ocorre via SEI.”
3) A partir de quando posso requerer a Promoção à Titular?
Resposta: Com no máximo 6 meses anteriores a sua data-base. Então se a sua data-base é out/2022, deverá requerer a promoção somente a partir de abr/2022. Além disso, não há problema em requerer a partir da data-base. Isto é, no caso exemplificado, não há problema em requerer após out/2022.
Amparo Legal
Portaria nº 982, 03/10/2013, do Ministério da Educação, publicada no DOU nº 194, Seção 1, de 07/10/2013. (Estabelece Diretrizes Gerais para fins de promoção à Classe E, com denominação de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior.
Lei nº 12.772/2012 (Regulamenta a Carreira Docente)
Resolução CD nº 41/2018 (Normatiza Avaliação Docente)
Resolução n° 41.2018 – Anexos II, II, IV e V em WORD