Secretaria de Qualidade de Vida no Trabalho

Sobre a Secretaria:

É a unidade responsável pela implementação das políticas e diretrizes de prevenção e promoção à saúde ocupacional, medicina do trabalho e assistência psicossocial dos servidores da UFMS. Atua com diversos subprocessos os quais são utilizados para realizar ações com foco na saúde dos servidores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. É composto por: ações de serviço social, de serviço de psicologia e de medicina do trabalho, conforme destacados, em tópicos, abaixo.

  • Acolhimento Psicológico e de Ações Educacionais de Prevenção e/ou Promoção da Saúde Mental:

A assistência psicológica da SEQV tem a finalidade de desenvolver ações preventivas e de promoção à saúde mental dos técnicos e docentes da UFMS, dar apoio psicológico, realizar o acolhimento ao sofrimento emocional dos servidores e dar orientações e encaminhamentos, quando necessário.

São oferecidas aos servidores ações educativas em saúde mental como também atendimento psicológico individual.

As ações educativas em saúde mental visam sensibilizar os servidores acerca da promoção de saúde e prevenção de doenças a exemplo de ações anuais, como o curso de preparação para aposentadoria e a campanha de prevenção ao suicídio. Já os atendimentos psicológicos individuais são caracterizados por ser breve e pontual, com objetivo de dar suporte aos servidores da UFMS em momentos de fragilidade emocional e contribuir de forma preventiva nos sinais e sintomas de adoecimento.

O Serviço de Psicologia oferece atendimentos para quadros de baixa e média complexidade, não estando apto para situações de crise e de alta complexidade.

  • Acolhimento Serviços social pelas Equipe das Assistentes Sociais:

A equipe de assistentes sociais atua buscando contribuir na perspectiva da promoção, prevenção e assistência à saúde do servidor por meio de acolhimento, escuta e encaminhamentos, especialmente nos casos de demandas de servidores com afastamentos do trabalho ou absenteísmo motivados por situações que envolvem o próprio adoecimento.

Além disso, o Serviço Social está apto a receber diferentes demandas decorrentes de questões individuais e/ou familiares, por orientação sobre processo de preparação para aposentadoria (PPA) ou ainda a servidores que estão de licença médica para tratamento da própria saúde, para acompanhar familiar doente, solicitações de redução de carga horária, assistência quando necessária a aposentados e pensionistas.

Ademais, pontualmente recebe demanda de familiares para assuntos distintos, entre eles auxílios para o servidor que se encontra em situação de adoecimento, acolhimento para solicitação do auxílio funeral.

  • Junta Médica:

Envolve a concessão de benefícios previstos na Lei nº 8.112 aos(às) servidores(as) tais como: redução de jornada, remoção por motivo de saúde, concessão de isenção de Imposto de Renda e outros.

  • Perícia Médica:

Consiste na avaliação pericial para concessão de licenças médicas por motivo de saúde, gravidez e acidente do trabalho.

  • Exames Médicos:

Consistem em nas avaliações médicas nos casos de admissão, demissão e distribuição de algum(a) servidor(a). O mesmo consiste em verificar o estado atual de saúde da pessoa para saber se a mesma se encontra apta para desenvolver suas atividades laborais.

  • Exames Periódicos:

É realizado para verificar o estado de saúde atual do(a) servidor(a) e constatar se há alguma doença a ser tratada, monitorar a saúde, e recomendar ajuda médica para tratamentos necessários.

  • Gerenciamento de atividades de segurança do trabalho:

Envolve a realização do planejamento de ações, com diagnósticos “in loco” nas unidades dos campus e posterior elaboração do cronograma de atividades, as quais permeiam a elaboração relatórios técnicos de melhorias continuas quanto à segurança na realização das atividades, as orientações sobre melhorias das condições do ambiente laboral, o levantamento das necessidades de equipamento de segurança do trabalho (EPI) e orientação quanto ao seu uso.

  • Verificação de Pendências:

Consiste em uma das etapas para verificação do direito de aposentadoria ou abono permanência. Com está análise, constata-se as conformidades quanto aos afastamentos por motivo de saúde, para acompanhar familiar adoecido,  bem como avalia-se se o servidor, durante o período laboral, exerceu atividades em exposição aos agentes insalubres.

  • Constatação de Atividade em Ambiente Insalubre:

Com base na solicitação do servidor requerente, é realizada a análise documental, assim como inspeções in loco para a constatação do exercício da atividade em contato com agentes insalubres. Logo, consiste em uma etapa de verificação de direito ao receber indenização por fator no ambiente de trabalho do(a) servidor(a), além de ser um meio necessário para recomendar melhorias em setores da UFMS.

Competências SEQV-DIAS

 

Equipe Administrativa

Pedro César Lopes T. de Paiva – Secretário;

Vinicius de Oliveira Lopes Echeverria – Secretário Substituto;

Caroline Ribeiro de Oliveira

Thais Lara Lacerda

Ancelmo Quintana

Renata Santos

 

Equipe de Segurança do Trabalho

Paulo Gilvan Vieira Vital (Técnico de Segurança do Trabalho)

Lia Yuri Kimura Ibrahim Cabral (Técnico de Segurança do Trabalho)

Thaisa Ribeiro Vilela (Técnico de Segurança do Trabalho)

Patrícia Helena Cespedes Machado (Técnico de Segurança do Trabalho)

 

Equipe de Peritos Médicos

Alexandre Zatera

James Celso Higa

Nilton Fernandes Brustoloni

Vanessa Shirado Barbosa

 

Equipe do Serviço de Psicologia

Marcia Regina Teixeira Minari

Glacieli Braga Ferreira Campo

 

Equipe do Serviço Social 

Evellyn Aparecida Espindola

 

Contato via e-mail: 

Administrativo – seqv.progep@ufms.br

Serviço social – social.progep@ufms.br

Psicologia – psicologia.progep@ufms.br

Segurança do Trabalho – seset.progep@ufms.br

 

Ramais:

Administrativo – 7078/7079 – Atendimento telefônico;
Serviço Social – 7208/7080 – WhatsApp Business
Psicologia – 7229/7077  – WhatsApp Business

 


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