Alteração de Conta
DESCRIÇÃO
Alteração de conta para recebimentos de salário, aposentadoria, bolsa, pensão por falecimento e pensão indenizatória (conta SALÁRIO) ou a pensão alimentícia e diária (conta CORRENTE).
Para mais informações, clique aqui e acesse o Tutorial Cadastro de Dados Bancários.
PROCEDIMENTOS
Confira, abaixo, o passo a passo para alterar os dados bancários:
O aplicativo SouGov disponibilizou mais um serviço para você, servidor, aposentado ou pensionista. A alteração de seus Dados Bancários agora poderá ser realizada pelo aplicativo SouGov de forma simples e rápida.
Para realizar a solicitação de alteração de dados bancários, é necessário, por segurança, cadastrar seu dispositivo.
Se houver dúvidas de como cadastrar seu dispositivo, clique aqui.
Agora, siga o passo a passo e saiba como solicitar a alteração de seus dados bancários:
1º) Acesse o aplicativo SouGov.br com a sua senha do gov.br. Se ainda não tem acesso ao aplicativo SouGov, clique aqui e veja como obter.
2º) Na tela inicial do SouGov, em Solicitações clique em Dados Bancários:
3º) Na próxima tela, você verá as informações da sua conta atual. Nessa tela, você poderá alterar a sua Conta Salário e incluir uma Conta para outros recebimentos.
Para alterar a sua Conta Salário ou a sua Conta para outros recebimentos, clique no lápis à direita dos dados da sua conta e inclua os dados da nova conta. Caso não possua uma Conta para outros recebimentos cadastrada e deseje incluir, clique em Adicionar.
Se a conta for única para os dois casos, basta repetir os dados da conta.
Para prosseguir com o procedimento, clique em Próximo:
4º) Será necessário incluir o comprovante de dados bancários, que é exigido para avaliação da alteração de sua conta. Clique na seta para inserir uma imagem ou PDF e depois em Próximo:
5º) Confira os dados atuais e as alterações que você realizou e, se estiver tudo correto, clique em Confirmar:
Após conclusão do procedimento, a sua solicitação será enviada, automaticamente, para avaliação da sua Unidade de Gestão de Pessoas.
6º) Para acompanhar o andamento do seu pedido, clique em Minhas Solicitações, disponível na tela principal do SouGov:
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
JAMAIS ENCERRE A CONTA ANTIGA ANTES DO PRIMEIRO CRÉDITO NA NOVA CONTA.
A solicitação deve ser realizada obedecendo prazo estipulado no Cronograma Mensal – Folha de Pagamento.
No primeiro crédito salarial, observar se o valor não ficou retido em conta salário, a qual muitas vezes não se consegue consultar o saldo. Deve-se verificar se está vinculada em sua conta corrente a transferência automática da conta salário.
Contas salário da Caixa Econômica Federal possuem código da operação 037.
Conforme Ofício Circular nº 170/2016-MP, SOMENTE os bancos abaixo podem receber os créditos salariais:
BANCO | SIGLA | BANCOS INCORPORADOS |
Banco Cooperativo do Brasil S/A | BANCOOP | -x- |
Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A | BANRISUL | -x- |
Banco do Brasil S/A | BB | Bescbanco e Nossa Caixa |
Banco Bradesco S/A | BRADESCO | BCRRSSA e HSBC |
Caixa Econômica Federal | CEF | -x- |
Banco Múltiplo e Itaú Unibanco S.A. | ITAÚ | Banerj, Banestado e Unibanco |
Banco Santander (Brasil) S/A | SANTANDER | Banco Real, Meridional e Sudameris |
Banco Cooperativo Sicredi S/A | SICREDI | Bansicred |
AMPARO LEGAL