Dificuldades para acessar o app SouGov? Saiba como resolver

Postado por: Cândido da Costa Silva

Servidores, ativos e inativos, e também pensionistas, estão com dificuldades para validar o aplicativo SouGov no celular. Alguns por não conseguirem acessar por senha incorreta, outros sem conseguir validar a face e ainda há aqueles que não reconhecem o e-mail cadastrado no app.

Antes de mais nada, para utilização do SouGov, você deverá também instalar no seu dispositivo o MeuGov, que um é complementar ao outro. A validação facial é feita no app MeuGov, que poderá ser reconhecida por meio de biometria facial, bancos credenciados e de outras formas. Já temos um tutorial de como você deverá fazer para baixar o app e configurar pela primeira vez, clicando aqui, por meio de um vídeo explicativo ao final da página.

 

NÃO RECONHEÇO O E-MAIL CADASTRADO

O principal problema que temos observado daqueles que nos pedem auxílio é do e-mail não reconhecido que consta no cadastro. Para quem já fez o cadastro, mas não se lembra da senha e precisa recuperar o acesso, é necessário que tenha o e-mail ativo, pois o código para validar uma alteração de senha e logar no app será enviado justamente para o e-mail do seu cadastro. Se não tiver acesso ao e-mail que foi cadastrado, ou desconhece o qual está cadastrado, não conseguirá receber o código.

Por esse motivo, consta no portal do SouGov um formulário que você deverá preencher e encaminhar ao Ministério da Economia para fazer a alteração do e-mail, pois aqui na Progep/UFMS não é possível fazer essa alteração de e-mail, apenas do Siape. São cadastros diferentes.

 

Para alterar o e-mail cadastrado, a Administração Pública precisa ter certeza de que você é você mesmo. Há diferentes modos de fazer isso:

  • Validação facial no aplicativo Meu gov.br (para quem possui carteira de motorista – CNH)
  • Utilização de internet banking (para quem possui conta em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Banese, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander ou Sicoob)
  • Utilização do autoatendimento do Banco do Brasil (para quem possui conta lá)

Caso não se encaixe em nenhuma dessas situações, preencha o formulário (clicando aqui) “Como Podemos te ajudar?” com as informações:

  1. Preencher no campo assunto: Alteração do e-mail por solicitação do cidadão
  2. Preencher o conteúdo com as informações:
  • Serviço que deseja acessar com Login Único
  • E-mail para alteração;
  • Anexar arquivo com o Documento de Identificação e autofotografia de seu rosto, segurando o documento original com foto mais recente possível para checagem;
  • Seguinte texto: Eu, nome do cidadão, portador do CPF, CPF do cidadão , autorizo o Ministério da Economia a alterar meus dados cadastrais da plataforma de autenticação Login Único (gov.br). Cidade residência do cidadão , data do preenchimento da autorização.

Logo que o Ministério da Economia receber a solicitação, será realizada a análise de segurança e confirmação será encaminhada para email solicitado para alteração. Ausência das informações acima impossibilita análise e retorno.

 

Como dissemos, o principal problema que os servidores vêm enfrentando é referente ao e-mail incorreto no cadastro, e por consequência não conseguindo acessar o aplicativo. Fazendo o procedimento acima, enviando a documentação pelo formulário, poderá reduzir em grande parte as dificuldades apresentadas por quem busca ajuda.

 

Preparamos ainda uma seleção de perguntas diretamente do site SouGov que poderá lhe ajudar a sanar dúvidas:

RECUPERAÇÃO DE ACESSO À CONTA

SOBRE

CRIAÇÃO DE CONTA DE ACESSO

APLICATIVO MEU GOV.BR

PESSOA JURÍDICA (CNPJ)

 

Secretaria de Aposentadoria e Pensão
Seap/Dipag/Progep
seap.progep@ufms.br
(67) 3345-7063 / 7081 / 7056

ACESSO E MANUTENÇÃO DA CONTA

SERVIÇOS E SISTEMAS INTEGRADOS

PROBLEMAS NA CONTA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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