Dificuldades para acessar o app SouGov? Saiba como resolver
Servidores, ativos e inativos, e também pensionistas, estão com dificuldades para validar o aplicativo SouGov no celular. Alguns por não conseguirem acessar por senha incorreta, outros sem conseguir validar a face e ainda há aqueles que não reconhecem o e-mail cadastrado no app.
Antes de mais nada, para utilização do SouGov, você deverá também instalar no seu dispositivo o MeuGov, que um é complementar ao outro. A validação facial é feita no app MeuGov, que poderá ser reconhecida por meio de biometria facial, bancos credenciados e de outras formas. Já temos um tutorial de como você deverá fazer para baixar o app e configurar pela primeira vez, clicando aqui, por meio de um vídeo explicativo ao final da página.
NÃO RECONHEÇO O E-MAIL CADASTRADO
O principal problema que temos observado daqueles que nos pedem auxílio é do e-mail não reconhecido que consta no cadastro. Para quem já fez o cadastro, mas não se lembra da senha e precisa recuperar o acesso, é necessário que tenha o e-mail ativo, pois o código para validar uma alteração de senha e logar no app será enviado justamente para o e-mail do seu cadastro. Se não tiver acesso ao e-mail que foi cadastrado, ou desconhece o qual está cadastrado, não conseguirá receber o código.
Por esse motivo, consta no portal do SouGov um formulário que você deverá preencher e encaminhar ao Ministério da Economia para fazer a alteração do e-mail, pois aqui na Progep/UFMS não é possível fazer essa alteração de e-mail, apenas do Siape. São cadastros diferentes.
Para alterar o e-mail cadastrado, a Administração Pública precisa ter certeza de que você é você mesmo. Há diferentes modos de fazer isso:
Caso não se encaixe em nenhuma dessas situações, preencha o formulário (clicando aqui) “Como Podemos te ajudar?” com as informações:
Logo que o Ministério da Economia receber a solicitação, será realizada a análise de segurança e confirmação será encaminhada para email solicitado para alteração. Ausência das informações acima impossibilita análise e retorno. |
Como dissemos, o principal problema que os servidores vêm enfrentando é referente ao e-mail incorreto no cadastro, e por consequência não conseguindo acessar o aplicativo. Fazendo o procedimento acima, enviando a documentação pelo formulário, poderá reduzir em grande parte as dificuldades apresentadas por quem busca ajuda.
Preparamos ainda uma seleção de perguntas diretamente do site SouGov que poderá lhe ajudar a sanar dúvidas: