Importância da Prévia do Contracheque

Postado por: Everton Amorim

Você sabia que pode ter acesso à previa de seu pagamento?

Nossa vida financeira requer atenção e organização,  afinal não queremos nenhuma surpresa em nosso pagamento, não é mesmo?

E é para isso que existe a prévia do contracheque, disponível todos os meses pelo aplicativo SouGov.

Na prévia você consegue verificar o quanto vai receber,  se organizar, e até mesmo identificar possíveis equívocos.

Caso verifique algum problema, você deve entrar em contato com a Secretaria de Pagamento no mesmo dia, pois o dia da prévia também é a homologação da folha de pagamento, e é possível sanar suas dúvidas ou realizar ajustes, e o melhor é que você pode acompanhar tudo isso em tempo real pelo SouGov!

Para saber o dia da prévia acompanhe as divulgações no site da Progep em: https://progep.ufms.br/category/servidor/calendario/ e ative as notificações no seu aplicativo SouGov.

Veja alguns exemplos de situações que podem comumente serem detectadas pelos servidores, e pelos responsáveis pela folha de pagamento da UFMS, bem como qual medida por ser adotada em cada caso, vejamos:

  • Quitação de empréstimos que continuam sendo descontados no contracheque:

Nesse caso, não há como o órgão sanar o problema, visto que as consignatárias têm autonomia para operar os empréstimos, e somente elas podem realizar os procedimentos de exclusão. É sugerido ao servidor abrir um “Termo de Reclamação”, no sigepe, para realizar a reclamação.

  • Atualização do salário mensal sem o pagamento do retroativo, garantido pelos dados constantes na portaria de concessão:

Geralmente, os processos de valores retroativos são pagos na folha seguinte ao da inclusão do novo padrão de vencimento. Caso o processo não tenha sido finalizado pela Secretaria de Pagamento, o valor ainda será calculado e lançado na folha do interessado, sem nenhum tipo de prejuízo financeiro.

  • Ausência de pagamento de substituição de função:

O pagamento da substituição é efetivado somente após o término do período de substituição. Se o processo de substituição foi encaminhado após a data prevista no cronograma para entrega de documentos, o pagamento será registrado somente na folha seguinte. Caso necessário, sugerimos entrar em contato com a SEPAG por e-mail, citando o número do processo SEI.

  • Margem consignável negativa ou empréstimo “derrubado”, que enseja a cobrança do repasse pelo Banco:

A situação em tela é semelhante a dos empréstimos consignados, isto é, o órgão não possui nenhum tipo de controle sobre a margem, que depende, ainda, de cruzamento com outros tipos de operações financeiras externas ao órgão, ligadas ao CPF dos servidores. Lembrando que a margem visualizada pelo servidor em seu contracheque é referente ao mês anterior. Então, caso haja aumento na folha corrente, somente afetará a margem do mês seguinte.

  • Inclusão de Descontos Judiciais (Penhoras e Pensões Alimentícias):

A UFMS pode ser oficiada pelo Juízo a fim de cumprir eventual determinação que gere descontos no contracheque do servidor, e por se tratar de ordem judicial deve ser cumprida de imediato. Nesses casos o servidor deve ser notificado pelo próprio juízo, segundo consta do art. 734, do Código de Processo Civil, e pode verificar tal desconto na Prévia do contracheque.

Por isso, servidor da UFMS, a prévia é um instrumento importantíssimo que possibilita a solução de eventual problema de forma rápida, segura e eficaz e pode ser utilizada sempre a seu favor.

 

Equipe Folha de Pagamento 
Progep UFMS
Compartilhe:
Veja também