AÇÕES DE PREVENÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE
O que é?
Realiza-se por meio de um conjunto de ações (individuais ou coletivas) com o objetivo de contribuir na construção de alternativas para evitar, minimizar e superar o adoecimento dos servidores, a fim de proporcionar qualidade de vida, contribuindo para uma vida ativa integral, incluindo a manutenção e/ou o retorno pleno às suas atividades laborativas.
Como funciona?
A equipe de Assistentes Sociais da SEQV disponibiliza apoio aos servidores que apresentam situações pessoais e/ou do trabalho que estejam interferindo no desempenho laboral e para aqueles afastados para tratamento da própria saúde. Tais como:
- Servidores que apresentam primeiros sinais ou sintomas de adoecimento;
- Servidores adoecidos e/ou afastados para tratamento da própria saúde;
- Servidores em processo de adaptação e reabilitação ao trabalho;
- Conflitos interpessoais e/ou dificuldades de relacionamento no ambiente de trabalho;
- Casos de absenteísmo injustificados;
- Demandas de servidores com doenças profissionais ou que sofreram acidentes em serviço;
- Servidores com demandas de remoção e redistribuição;
- Questões relacionadas a estágio probatório e avaliação de desempenho;
- Demandas relacionadas a assédio moral.
Para acessar, é necessário que haja encaminhamento para o serviço por meio de encaminhamento de gestores, colegas de trabalho, familiares, Serviço de Psicologia, Perícia e Junta Médica Oficial, bem como por procura espontânea do próprio interessado.
Oferece ainda acompanhamento sistemático a todos os servidores afastados com licenças médicas prolongadas, a partir de 60 dias de afastamento. Nestes casos, haverá busca ativa realizada por assistente social.
Como procurar?
Poderá procurar os profissionais na SEQV ou por meio do e-mail coletivo do serviço: social.progep@ufms.br e, ainda nos whatsapp e e-mail profissional:
- Assistente Social Evellyn Espíndola: 3345-7208 – espindola.evellyn@ufms.br