Atualização cadastral – Ofício Circular nº 7/2022 – GAB/PROGEP/UFMS

Postado por: Everton Amorim

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas por meio do Ofício Circular nº 7/2022 – GAB/PROGEP/UFMS informa que, conforme determinação do Ministério da Economia pela Portaria nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022, todos os agentes públicos ativos, servidores, residentes e professores contratados da UFMS deverão realizar a validação dos dados cadastrais pessoais e funcionais.  

A ferramenta de validação estará disponível, exclusivamente, pelo aplicativo SOUGOV, entre os dias 1º de março e 30 abril.

Deverão ser validados os dados pessoais e funcionais e, na hipótese o agente público for também gestor de equipe, a composição do quadro de pessoal da sua unidade e das chefias subordinadas, caso existam.

A funcionalidade de validação aparecerá automaticamente quando o agente público entrar no SouGOV.BR.

Caso o servidor não possua acesso ao aplicativo SOUGOV.BR, basta    acessar    a    página:    https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a- informacao/faq/sou-gov.br/acesso-sou-gov-br-senha-gov-br-e-instalacao.

Tutorial da Validação cadastral: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/atualizacao-cadastral/atualizacao-cadastral

Após o prazo estabelecido na Portaria, a ausência de validação incorrerá em apuração disciplinar , conforme art. 4º da Portaria nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022.

Informamos, ainda, que  os comprovantes de rendimentos para fins de Declaração de Imposto    de    Renda    deverão    ser    obtidos     pelo     próprio servidor exclusivamente por meio do aplicativo SOUGOV.BR.

Está vedada, portanto, a emissão do Comprovante de Rendimentos pelas Unidades de Gestão de Pessoas.

Reforçamos a utilização da plataforma SouGOV.BR que é o principal canal de relacionamento entre o governo federal e os servidores, aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Executivo Federal, reunindo mais de 40 serviços.

 

 

Everton Lucas da Silva Amorim

Diretoria de Pagamento e Registro de Pessoal