Outubro Rosa tem atividades para conscientização sobre câncer de mama e de colo de útero
O diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero é tema de ações da campanha Outubro Rosa na Universidade. Arrecadação de doações, exames e atividades de conscientização são algumas das práticas previstas. A programação faz parte da campanha Eu Respeito e do programa Sou Mulher UFMS.
Com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer, será realizada a Ação Rosa na Cidade Universitária. Entre os dias 17 e 31 de outubro, serão arrecadados lenços, mechas de cabelo para a confecção de perucas, roupas, calçados, fraldas adultas, kits de higiene pessoal e alimentos não perecíveis.
As doações deverão ser entregues na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande. A Ação Rosa visa abrir espaço para exercitar a solidariedade e sensibilizar a comunidade universitária.
“A sensibilização é um processo anterior à conscientização. Quando nos sensibilizamos, ficamos mais atentos ao problema. E isso faz toda a diferença, pois o diagnóstico precoce leva a quase 100% de cura. A Campanha vem justamente para isso: sensibilizar, deixar nosso olhar mais atento e ao sinal de qualquer alteração, buscar o auxílio médico”, explica uma das organizadoras da ação, a assistente social da Secretaria de Qualidade de Vida no Trabalho da Progep, Evellyn Espindola.
O Outubro Rosa também tem programação nos Câmpus. No Câmpus de Coxim, o Dia D prevê uma série de atividades de promoção à saúde e prevenção ao câncer. No dia 29 de outubro, estão programadas ações, com apoio da Prefeitura de Coxim e do comércio da cidade.
As atividades incluem exames, como papanicolau, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis, avaliação clínica das mamas e solicitação de mamografia, aferição de pressão arterial e glicemia, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; ações de educação e letramento em saúde; e lazer e diversão, como maquiagem, pintura, jogos, pula-pula, sorteio de brindes.
A diretora do CPCX, Silvana Aparecida Zanchett, destaca a importância de ações voltadas à saúde da mulher no Outubro Rosa. “Temos um compromisso primordial com a nossa comunidade acadêmica, visando qualificar a formação acadêmica e, ainda, abrir as portas da Universidade para a comunidade em geral, oferecendo um atendimento e orientação com a qualidade UFMS”.
Texto: Mylena Rocha