Serviço de Psicologia

 

O Serviço de Psicologia tem o objetivo de realizar atendimentos individuais aos servidores da UFMS por diferentes demandas, dando suporte em momentos de fragilidades emocionais, realizando de forma breve e pontual o acolhimento, a escuta qualificada, orientações e encaminhamentos quando necessários. Além dos atendimentos individuais, o Serviço desenvolve ainda medidas educativas, a depender da disponibilidade e avaliação pelo serviço de psicologia, a fim de colaborar na promoção e prevenção da saúde mental do servidor, a exemplo de ações anuais, como o curso de preparação para aposentadoria e a campanha de prevenção ao suicídio.

 

Quem pode procurar?

Servidores da UFMS ativos e aposentados, a partir de demandas espontâneas dos próprios servidores e encaminhamentos de gestores, colegas de trabalho, serviço social da SEQV e Perícia e Junta Médica Oficial da SEQV, a partir de duas finalidades:

  • Demanda de licença médica – (I) licença médica, procura espontânea dos servidores que estão de licença médica para tratamento da própria saúde, pretendendo contribuir de forma preventiva nos primeiros sinais e sintomas de adoecimento; (ii) licença médica acima de 60 dias, busca ativa do Serviço de Psicologia aos servidores que estão de licença médica para tratamento da própria saúde, com afastamentos acima de 60 dias, no prazo de 12 meses, pelo motivo/diagnóstico de saúde mental, pretendendo contribuir com as consequências da incapacitação/adoecimento, além de auxiliar na reinserção dos trabalhadores ao ambiente laboral;
  • Demandas pessoais – procura espontânea de servidores que estão em sofrimento emocional decorrente de questões individuais e/ou familiares.

Informamos que o Serviço de Psicologia não realiza atendimento compulsório, ou seja, atendimento de forma obrigatória. Neste sentido, quando o gestor ou colega de trabalho perceber alteração de comportamento, conflitos iminentes ou qualquer outra situação que julgue ser necessária intervenção, é interessante que sugira ao servidor que por livre escolha, procure o atendimento do Serviço de Psicologia. Caso não haja a busca pelo próprio servidor, o gestor e/ou colega poderá fazer o encaminhamento formal pelos canais dos serviços (e-mail e telefones).

Ressaltamos que as demandas organizacionais que interferem no desempenho, na saúde física ou emocional dos servidores são encaminhadas ao Serviço de Psicologia da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoal e Profissional – Didep/Progep (contato 3345-7060).

 

Como funciona?

O acolhimento psicológico é um atendimento breve e pontual e realizado por meio de contato telefônico, ferramentas digitais ou pessoalmente. A depender da avaliação do caso, poderá haver encaminhamentos para profissionais da saúde, interno ou externo, à instituição.

 

Como ter acesso?

Para ter acesso, basta agendar horário previamente no Serviço de Psicologia da SEQV, pelos contatos:

Márcia Minari – 3345-7229 (WhatsApp Business)

Glacieli Braga – 3345-7077 (WhatsApp Business)

psicologia.progep@ufms.br

 

Informações Complementares

Os profissionais do Serviço de Psicologia têm o seu exercício profissional norteado pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, que estabelece dentre outros princípios:

Art. 9º – “É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional”.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2. ed. Brasília, 2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_praticas_producao_saude.pdf.

Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005). Acesso: codigo-de-etica-psicologia.pdf (cfp.org.br)

 

MATERIAIS PRODUZIDOS

Orientações e cuidados sobre saúde mental no retorno ao trabalho presencial.

Vídeo sobre o Dia Mundial da Saúde.

Trabalho Remoto: Alguns cuidados sobre saúde mental em tempo de pandemia

Cartilha de Preparação para Aposentadoria

Protocolo para Situações de Emergência em Saúde Mental